
Ler e escrever são um avanço da civilização. Isso corresponde à conquista da humanização através da linguagem, que por sua vez propicia a formação dos grupos e da sociedade.

A leitura não só aumenta nosso repertório de palavras e pensamentos, como possibilita outras realizações psíquicas como identificação, catarse, empatia. Na leitura, como no sonhos, podemos encontrar a realização de nossos desejos de nossas fantasias pela fruição estética, pela sublimação, que são características humanas. Ler literatura é uma viagem por todo universo da criação e propicia efeito de cura de nossas doenças do existir, como já identificavam os gregos.
Ítalo Campos é psicanalista e Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, escritor e Membro da Academia Espírito Santense de Letras.
Livros:
Interiores ( 1995)
O Sadio e o Mentecapto ( 1998)
Sabor da letra ( 1999)
Anil Bucólico (s) ( 2006)
Embaralhando palavras ( 2011)
Elegia ( 2012)
Castelo Encantado do vovô ( 2015)
Confetes (2018)
Brincar é coisa séria!
As vezes brincar e brinquedo se confundem. O brincar é uma operação complexa. É ao projetar no mundo externo os elementos que povoam seu universo interno que a criança com poucos meses de nascida nos esboça seu modo de apreender o mundo…
Nascimento da Ideia
Nas suas asas, trouxemos o sonho de ser criança
Na brincadeira, escolhemos a imaginação
Nas cores, a alegria de ser livre
No pano e na madeira, o aconchego
O brinquedo e as crianças autistas
Para a psicanálise, o brincar, além de ser uma atividade lúdica, é também, e principalmente, um processo essencial para a própria constituição do sujeito…